sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Civilidade moral.

Caminhando e observando as coisas e pessoas, vou me observando e entendendo como sou e quem sou; e por tantas vezes percebo que na verdade que, o que sou, nem sempre é o que deveria ser. Que eu como o restante das pessoas de todo mundo, possuem as mesmas paixões, e inquietudes. Cada instante vivido é relativamente parecido, diferenciando-se apenas pelo “endereço” e circunstância.

Quando conversamos com outras pessoas a respeito atitudes tomadas em função de cada situação, percebemos que os medos, angustias, desejos, frustrações, alegrias, e prazeres são os mesmos. E a forma como lidamos com essas coisas é que ampliará a felicidade e satisfação, ou a dor e a frustração.

Os nossos medos e fraquezas serão sempre menores e mais fáceis de lidar quando compartilhamos as circunstâncias que os motivam e as possíveis atitudes que tomaremos para com eles, e, o efeito que pode causar essas atitudes.

As nossas alegrias poderão ser sempre maiores e mais prazerosas quando também as compartilhamos. Elas têm o poder para transformar os corações que às vezes sofrem com o medo, e as angustias. Afinal, o que este século tem de tão bom a nos oferecer?

Para os apreciadores da fé cristã, Tiago 5:15 e 16 o diz que essa espécie de comunhão, é que nos sarará, este tipo de comunhão é que – penso – sarará o mundo.

Muito além de um “clique e compartilhe” que depois não fará mais diferença para você e nem para mais ninguém, mas, saber que existem tantas coisas boas acontecendo neste mundo, e que Deus tem trabalhado incansavelmente a favor daqueles se alegram n’Ele, e deixam que suas fraquezas sejam tratadas por Ele, isso sim é que dá realmente o sentido para a vida.  Ao nos abrirmos para isso, nossas amarguras poderão se tornar mais leves de se carregar, ou talvez, trarão ou novo ponto vista a respeito.

Cultive amigos verdadeiros. Você fará uma enorme diferença na vida deles, e isso te fará feliz; eles farão também, uma enorme diferença na sua vida!

Prove que compartilhar uma dor, ou um medo, com alguém de confiança, pode ser a cura para tal, e que isso poderá frutificar em um belo sorriso no rosto.

Provérbios 15:13 “Um coração alegre aformoseia o rosto...”



TIAGO CAPITULO 5.

1     EIA, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.

2     As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.

3     O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.

4     Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.

5     Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.

6     Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.

7     Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.

8     Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.

9     Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.

10     Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.

11     Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.

12     Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.

13     Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.

14     Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

15     E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16     Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

17     Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.

18     E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.

19     Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,

20     Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário