sexta-feira, 1 de julho de 2011

Evangelho pós-moderno

Bom, estava num casamento, numa igreja pentecostal. E já fui sabendo que, o que eu poderia ver lá, poderia ser muito diferente do que estou acostumado a ver em igrejas de linhagem tradicional, conservadoras. Pois bem, a cerimônia do casamento se inicia: Primeiro entra o pastor vestindo uma "batina" branca, com uma taça na mão cheia de água, e por algumas vezes ele molhava os dedos e jogava água no povo (Tipo água benta - padre.), depois entrou várias pessoas segurando várias coisas, tipo pão, trigo, uva, vinho, SAL, CANDELABRO.
Já fui a alguns casamentos que fogem dos padrões convencionais, mas este superou todas as expectativas de "novidades" para cerimoniais de casamento. O que mais me impressionou, foi o fato de que todos os que entraram – que fizeram parte da cerimônia - beijaram a mão do pastor. 
Já havia sido alertado e já venho observando este fenômeno dentro da igreja cristã pós-moderna, e este casamento só veio a incomodar mais sobre o assunto. 
Estudando o velho testamento, a gente percebe que Deus estava moldando o povo, para cultuar um Deus que não tem forma, que existe por Si mesmo, e embora Ele usasse de ferramentas materiais como SÍMBOLO de confiança, amor, respeito, cuidado, relacionamento e afins, eram comente SÍMBOLOS. Deus os preparava para algo muito mais profundo: Confiar INTEIRAMENTE naquele que não se vê, exercer de fato a fé. Hebreus 11:1 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Confiar INTEIRAMENTE.
A pós-modernidade não tem cooperado muito com a nossa relação com Deus, se analisarmos de uma forma geral. Ela conduz o homem ao centro de todas as coisas, e acredito que na história da humanidade isso nunca teve tanta força. Ela exalta o homem nos seus feitos, e ensoberbece seu coração através do conhecimento que tem adquirido. O homem se utiliza  da "esperteza" na administração recursos visando sempre a glória para si.
Mas, voltando, será que realmente são necessárias coisas materiais para termos a percepção da presença, sensação de poder e glória divina, se a fé que temos vem diretamente de Deus?? I Coríntios 2:5 Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.; 2 Coríntios 5:7  (Porque andamos por fé, e não por vista). Efésios 2:8     Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Se considerarmos que a fé é um dom e considerarmos o dom como uma dádiva e logo como um presente divino, podemos pensar o seguinte: Se o Deus que digo acreditar e seguir é perfeito, porque então me daria uma fé que somente poderia ser completa através de artifícios materiais? Uma fé manca? Existe uma falha nesse pensamento. Não precisamos mais de coisas que representem nossa fé, coragem, amor, perseverança. Não precisamos mais de coisas que movam nossas cegas paixões, a acreditar que Deus está aqui ou acolá, que fazendo ou tendo isso, Deus se moverá em meu favor. Precisamos apenas crer!
Que agradar a Deus? Creia somente. Lucas 8:50 Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; CRÊ SOMENTE, e será salva.  
Todo artifício material com tempo cega as pessoas, e fazem com que estas acabem por limitar o agir de Deus às limitações destes artifícios ou pessoas ("Sacerdotes").
Deus não tem forma, não se encaixa na matéria, não se detém nos limites das nossas mentes e corações. Por isso Ele diz: I Coríntios 2:9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
Deus é infinitamente maior e melhor do que podemos imaginar, e pode nos transformar infinitamente em pessoas melhores.
CREIA!

Atitudes cotidianas mostraram Deus em sua vida ou não. Mostraram o que Ele é capaz de fazer, ou não.


*Para os mais radicais: Batismo e ceia, são símbolos, mas que foram ORDENADOS por Cristo, e que não foram eliminados por Ele, por Deus, ou por algum outro discípulo, apóstolo, ou afim.
**Nada contra igrejas pentecostais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário