quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Árvore de bons frutos.

Observe como cada de planta tem um tempo determinado para exercer sua função específica na natureza. Cada uma tem uma finalidade. Umas produzem frutos, outras flores, outras remédios, outras veneno, outras apenas sombras. Nenhuma destas é inútil.

E pensando nisso, Deus tem me feito compreender que, a cada dia vivido, observando as experiências que a vida nos proporciona, ao longo do tempo nós temos a possibilidade de amadurecer e assim produzir coisas boas ou ruins em nossas vidas.

Para aqueles cristãos que às vezes ficam afoitos por não saberem qual será o projeto de Deus para sua vida. Para aqueles cristãos que às vezes ficam desesperados porque o que eles tem feito não está obtendo o resultado esperado. Para aqueles cristãos que se entristecem por não saberem o real desejo de Deus para suas vidas.

No livro de Jó, no capítulo catorze, verso nove, somos comparados com árvores. No livro de João, capítulo quinze, nos diz que somos parte de uma árvore (Jesus), diz que somos os ramos desta árvore. E dentre outras diversas referencias, nós somos comparados a árvores frutíferas.

Como dito no início, toda árvore tem uma finalidade. Cada árvore tem um fruto, uma flor, um remédio, um veneno, ou simplesmente uma sombra a produzir. E pensando nisso, vi que tanta preocupação em saber qual é exatamente o plano de Deus para as nossas vidas, entendi que para ser uma boa árvore, e produzir bons frutos, flores, remédios, venenos, ou uma boa sombra, é necessário passar por todo um processo de crescimento, fortalecimento, aquisição de resistência e porte adequados, para então chegar ao ponto de exercer a função a qual compete a sua natureza.

Se fomos tantas vezes comparados a árvores na bíblia, logo de fato temos que passar por todo esse processo de crescimento, fortalecimento, de adquirir resistência e porte para então termos condições de sermos úteis no reino de Deus. E isto apenas acontecerá se nos empenharmos em conhecer a bíblia, e termos experiencias pessoais com Deus.

Sobre qual fruto iremos produzir, eu diria que toda a ação que promove a melhoria de qualidade de vida, seja ela espiritual (principalmente) ou material, já é um fruto digno de ser chamada de bom fruto.

Sobre a árvore que produz veneno, vale ressaltar que: do veneno para o antídoto, o que diferencia é só a dose. E sobre a árvore que talvez produza apenas sombra, vale pensar que uma boa sombra em dias de calor e muito sol, pode ser um descanso e alívio para as  almas cansadas e aflitas.

Promova o bem, os valores que são eternos, e que irão conduzir o próximo a uma condição de vida melhor.

João capítulo 15.

2 comentários:

  1. Oi, Maurício. Paz!
    Tudo bem?
    Gostei da sua reflexão.
    Continue assim: refletindo, concluindo e postando nesse abençoado blog.
    Grande abraço, saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Walquiria,
      aqui está tudo na paz, e com você ai? Espero que esteja bem.
      Obrigado pela consideração. Espero somente contribuir para um cristianismo sem neuras....rsrs
      Um abraço!

      Excluir