terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A graça pelo ser, não pelo ter.

Viver na sociedade do ter e não do ser, é realmente desafiador para qualquer pessoa. A forma como absorvemos as cobranças daquilo que seremos em virtude daquilo que pretendemos ter poderá nos transformar em pessoas frias e calculistas assim como é o sistema que rege nosso ambiente – principalmente secular – ou então, iremos conseguir chegar ao ponto em que a felicidade do ser irá simplesmente encher nossas vidas e conseguiremos de fato viver.

Quando concluímos algum projeto, curso, ou sonho, a sensação de satisfação e trabalho bem feito sempre vem à tona. O alivio de olhar pra trás e ver que todas as barreiras que se formaram no caminho até o final, para a sua conclusão, foram vencidas. As lembranças dos embaraços e tropeços, agora somente formam um belo sorriso no rosto, os olhos que antes talvez lacrimejassem, agora exibem um brilho único. É sim, uma alegria contagiante, conquistar e alcançar objetivos.

No revés disso tudo, a sensação de impotência, de “burrice”, de fraqueza, e outros, também batem à porta quando nossos sonhos e projetos não se realizam. Quando as oportunidades simplesmente nos dão um adeus que amarga o paladar.

Vendo sobre a fé cristã nestes dias e tentando entender um pouco da graça de Deus nos meus dias, entendo um pouco do porque os cristãos ainda sofrem com sua condição de pecadores que são, e não conseguem deixar que a plena paz existente na graça de Deus, dispensada na cruz, encha suas vidas de felicidade.

A sociedade diz que tudo que você possuir virá do fruto do seu esforço, e nada, absolutamente nada virá de graça. Existirá sempre um preço a pagar. Um bom trabalho, um bom curso superior, uma boa casa, um bom carro, e uma infinidade de coisas boas que o mundo material pode oferecer. Não excluo totalmente essa afirmação, pois o trabalho gera frutos.

O que tem isso haver com a fé cristã? É simples. Muitas são as vezes que nos esquecemos que a felicidade está na graça. Ela não vem de méritos por nós alçados, mas pelo fato de simplesmente acreditarmos que é Deus que provê para nós o necessário para vivermos, e quando Ele acha por bem, nos dá além do que precisamos.

Tenho ouvido de um pastor o seguinte: “estou horrorizado com muitos cristãos, porque pergunto a eles, se eles têm certeza da salvação. E eles me respondem que não sabem.” E isto é de fato muito triste porque, as pessoas estão se deixando se influenciar tanto pela forma do mundo secular de alcançar as coisas, que estão pensando que a salvação e as bênçãos decorrentes de uma vida reta diante de Deus, virão pelos seus atos de bondade, ou pela sua capacidade de resistir, ou não praticar a maldade. Pobres diabos que somos, quando assim pensamos.

Pecadores sempre seremos, e somente nos livraremos dessa condição quando deixarmos essa carcaça errante. Quando entendermos que tudo que temos, ou viermos a ter, passa primeiro pelo querer ou permitir de Deus. Quando entendermos que podemos viver com muito menos que temos e queremos ter. Com aquilo que julgamos ser bom ou necessário para nós.

E o mais importante de todas as coisas: ainda que errantes, ainda que pecadores, Deus nos ama incondicionalmente, e estará sempre disposto a recomeçar. Estará sempre disposto a continuar o projeto GRACIOSO que Ele tem para nós. É a graça de Deus que nos dá paz, é o seu amor que nos alimenta e dá força, e é a sua promessa que nos dá esperança. Nada que o nosso braço conquiste irá comprar o direito de olharmos para Deus e dizer: Eu fui reto em minha vida e mereço suas bênçãos.

Descanse em Deus, e tente entender que a graça de Deus suprirá TODAS as nossas necessidades.

Atos 20.24 - Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.



Romanos 3.24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.



Romanos 12.3 - Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.



Filipenses 4.6-7 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.



O reino de Deus se revela ao humildes.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário